Os benefícios do leite

Conheça mais sobre esse alimento rico em nutrientes

Neste mês de junho, é comemorado o Dia Mundial do Leite. Por isso, nós da Friolack, que temos o leite como a principal matéria-prima, preparamos um conteúdo especial para contar os benefícios desse produto. O leite é um alimento rico em proteínas e cálcio. Além de saboroso, é uma fonte de nutrientes fácil e prática.

Esses nutrientes são essenciais para manter uma dieta boa e equilibrada, principalmente em adultos, mantendo mais ativos e saudáveis. Existem também bebidas vegetais que são conhecidas como leites vegetais, que são feitas a partir de grãos como soja, castanha e amêndoas. O consumo regular do leite de vaca integral, ou seja, o leite que ainda possui a sua gordura natural, traz diversos benefícios para a saúde, como:

–  Prevenção da osteoporose, por ser rico em cálcio e conter vitamina D;

– Ajuda no crescimento dos músculos, pois é rico em proteínas;

– Melhora da flora intestinal, por conter oligossacarídeos, nutrientes que são consumidos pelas bactérias benéficas do intestino;

– Melhora do funcionamento do sistema nervoso, por ser rico em vitamina do complexo B;

– Ajuda a controlar a pressão alta, pois é rico em aminoácidos com propriedades anti-hipertensivas.

O leite integral contém as vitaminas A, E, K e D, que estão presentes na gordura do leite.

OS TIPOS DE LEITE DE VACA

O leite de vaca pode ser dividido em três categorias:

Integral: contém sua gordura natural;

Semidesnatado: parte da gordura retirada;

Desnatado: toda a gordura é retirada, mantendo apenas a porção de carboidratos e proteínas:

A CLASSIFICAÇÃO DO LEITE

Além disso, de acordo com o processo de fabricação, o leite pode se classificar da seguinte forma:

Leite de vaca puro ou natural: é o leite retirado da vaca que vai diretamente para a casa do consumidor, sem passar por nenhum processo industrial;

Leite Pasteurizado: é o leite de saco que fica armazenado na geladeira. Ele foi aquecido a 65ºC por 30 minutos ou a 75°C durante 15 a 20 segundos com o objetivo de eliminar as bactérias.

Leite UHT: é o leite de caixa ou conhecido como “leite longa vida”, que não precisa ser guardado na geladeira antes de aberto. Ele foi aquecido a 140°C durante quatro segundos, também para eliminar as bactérias.

Leite em pó: ele é feito a partir da desidratação do leite de vaca integral. Assim, a indústria retira toda a água do leite líquido, fazendo ele virar um pó que pode ser reconstituído ao adicionar água novamente.

DIFERENCIAIS DA FRIOLACK

Na produção dos produtos Friolack sempre prezamos pela qualidade do leite. É por isso que seguimos um rigoroso critério de qualidade, desde a sua saída da propriedade rural, até o momento final, em que vai para a mesa da sua família. Um dos exemplos é o nosso Clube do Produtor, com o Programa de Boas Práticas Agropecuárias.

Ele foi desenvolvido justamente para implementar um sistema unificado de auditoria e manutenção dos procedimentos diários que são feitos em cada propriedade rural que faz parte do Clube. Nesse sistema, existem quatro pilares: o bem-estar animal, a gestão, infraestrutura e qualidade do leite. Fazemos tudo isso para garantir que o produto que chegue até você seja o melhor possível.

Quer saber mais sobre a nossa empresa? Navegue pelo nosso site e conheça como levamos até você, alimentos saborosos e de muita qualidade.

Facebook
Twitter
WhatsApp