A Friolack valoriza as boas práticas agropecuárias

As Boas Práticas Agropecuárias beneficiam não apenas quem está diretamente ligado à produção alimentícia, mas também o consumidor!

O que é BPA?

O Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) foi originado em 2005 e é composto por um conjunto de normas e procedimentos que visam tornar as propriedades mais sustentáveis. A iniciativa vem da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Quais fatores são considerados neste programa?

  • Gestão da propriedade rural, desde recursos humanos, até as instalações.  
  • Relação da propriedade com o meio-ambiente.
  • Manejo reprodutivo, manejo pré-abate e bem-estar animal de forma geral.
  • Controle sanitário.
  • Entre outros.

Quais estados adotam esse programa?

Atualmente, o BPA atua de forma eficaz nos estados do Rio Grande de Sul, Santa Catarina, Pará, Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso e Rondônia.

Ezequiel Rodrigues do Valle é pesquisador da Embrapa e coordenador-geral do BPA. Valle ressalta a importância de se estimular práticas sustentáveis, pois “hoje o mercado é mais exigente e prioriza alimentos seguros e o BPA é parceiro nisso”.

É possível ser produtor rural e, ao mesmo tempo, adotar medidas benéficas para a natureza e proporcionar segurança alimentar aos consumidores.

Você sabia?

A Friolack inseriu o BPA dentro do Clube do Produtor, buscando incentivar a produção de leite em alto nível e qualidade para serem usados nos produtos. Comentamos sobre a iniciativa aqui.

Quem segue os protocolos do BPA recebe o certificado de boas práticas!

Links úteis:

Confira receitas deliciosas que a Friolack separou para você.

Leia outras postagens do nosso blog.

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades.

Facebook
Twitter
WhatsApp