Notícias

Escondidinho de Bacalhau Gratinado com queijos Friolack

Um Receita que vai dar água na boca! Confira:
Refogado de bacalhau:
1kg de bacalhau em lascas dessalgado por 4 horas
1 colher de sopa de azeite
3 dentes de alho descascados e amassados
2 tomates sem pele e sem sementes cortado em cubos pequenos
1 xícara de chá de azeitona verde ou preta picada
1 xícara de cebolinha fresca picada
sal e pimenta do reino a gosto
PURÊ:
500g de batata
1 colher de sopa de manteiga
1/4 de xícara de leite
Sal e noz-moscada ralada a gosto
MOLHO DE CEBOLA COM REQUEIJÃO
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares
2 colheres de sopa de farinha de trigo
300ml de leite integral
1 copo de requeijão Friolack – pode utilizar o tradicional ou light
Noz-moscada a gosto
E, para finalizar 150g de queijo ralado Friolack com batata palha.

Focaccia Recheada com Creme de Ricota Friolack, clique aqui! 

Modo de Preparo:
BACALHAU: Lave as lascas do bacalhau em água corrente, para tirar o excesso de sal e depois leve-as para dessalgar em 4 litros de água gelada. Deixe de molho, por pelo menos 6 horas. Experimente um pedacinho e se ainda estiver muito salgado, troque a água mais uma vez. Depois, em um escorredor de macarrão, escorra a água e reserve as lascas dessalgadas.
REFOGADO: Em uma frigideira, coloque 1 colher de sopa de azeite e 3 dentes de alho amassados e deixe por 2 minutos até alourar. Então acrescente 2 tomates sem pele e sem sementes picadinhos, misture e deixe por mais 2 minutos. Junte as lascas de bacalhau dessalgadas e escorridas e deixe refogar por 1 minuto. Acrescente azeite se achar necessário. Tempere com pimenta do reino e experimente se está bom de sal. Acrescente 1 xícara de azeitonas picadas. Mexa delicadamente para não desmanchar as lascas. Desligue o fogo e coloque a xícara de cebolinha fresca picada. Mexa cuidadosamente e reserve.
PURÊ: Descasque ½ Kg de batatas, lave-as, corte-as em pequenos cubos. Leve-as para cozinhar em uma panela com água e sal, até que estejam cozidas e macias. Escorra a água e amasse as batatas. Acrescente 1 colher de sopa de manteiga, ¼ de xícara de leite. Tempere com pimenta do reino e noz-moscada ralada na hora, cerca de ½ noz. Experimente o sal. A consistência do purê deve ser um pouco mais firme que o purê tradicional. Reserve.
MOLHO BRANCO PARA O ESCONDIDINHO DE BACALHAU: Em uma frigideira, em fogo médio, coloque 2 colheres de sopa de manteiga sem sal Friolack e 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares. Deixe suar até ficar translúcida. Então abaixe o fogo e junte 2 colheres de sopa de farinha de trigo. Misture e deixe a farinha cozinhar por 2 a 3 minutos.
Em seguida, junte os 300ml de leite em temperatura ambiente ou gelado com a cebola. Após acrescentar o leite, aumente o fogo e mexa continuamente com uma colher de pau, até que toda a mistura incorpore ao leite e engrosse. Misture bem para não empelotar. Deixe cozinhar por 10 minutos em fogo brando, então tempere com sal, pimenta do reino e noz-moscada a gosto. Acrescente 1 copo de requeijão cremoso Friolack, tradicional ou light e misture novamente. Reserve.
MONTAGEM: Em um refratário de 22cm, que vá ao forno e depois a mesa, monte o escondidinho. Forre o fundo da assadeira com uma camada de purê de batata, sobre o purê coloque a segunda camada do Refogado de Bacalhau e a terceira camada com o Molho. Finalize com queijo ralado Friolack, ou você pode utilizar também o queijo Provolone Friolack, se preferir. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 30 minutos ou até borbulhar e o queijo derreter. Retire do forno e sirva com batata palha para decorar.

outras notícias

Entrevero Gaúcho – Confira a Receita para o seu Momento Gaúcho

Ingredientes ½ xícara (chá) de maionese 2 colheres (sopa) de óleo de girassol 250g de alcatra, em cubos 100g de ...

RS Foi Declarado Como Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação

A consolidação do Rio Grande do Sul como zona livre de febre aftosa sem vacinação, anunciada ...

Vaga de auxiliar fiscal e auxiliar de RH

A família Friolack está crescendo, venha fazer parte do nosso time também! 😍 Auxiliar de Recursos Humanos ...

CONFIRA RECEITAS DELICIOSAS
FEITAS COM NOSSOS PRODUTOS
Ver livro de receitas